- 15 de dezembro de 2017
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Estima-se que até 2050 o número de pessoas com demência seja de 152 milhões
Devido ao envelhecimento da população mundial, estima-se que até 2050, triplique o número de pessoas com demência – de 50 milhões para 152 milhões.
“Quase 10 milhões de pessoas desenvolvem demência a cada ano, seis milhões delas em países de baixa e média renda”, afirma Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Leia também: Por que o Protocolo de Prevenção de Quedas é tão importante?
A estimativa do custo anual com demência é de US$ 818 milhões, mas projeta-se que até 2030 os custos serão de US$ 2 trilhões. Estes gastos levam em consideração os médicos diretos, assistência social e cuidados informais.
A OMS lançou a plataforma virtual, Global Dementia Observatory, que acompanhará o progresso na prestação de serviços para pessoas com demência e também para seus cuidadores, tanto dentro dos países quanto a nível mundial.
Leia também: OPAS/OMS apoia governos no objetivo de fortalecer e promover a saúde mental da população
“Este é o primeiro sistema global de monitoramento da demência, que oferece uma gama abrangente de dados”, diz Tarun Dua, do Departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS. “O sistema não só nos permitirá acompanhar os progressos, mas também identificar áreas onde os esforços futuros são mais necessários.”
A OMS já coletou dados de 21 países até o momento e estima-se que até 2018, 50 países estejam contribuindo com novas informações.
Os primeiros resultados mostram que os participantes já estão promovendo ações de conscientização e planejamento sobre a demência.
Dos países que relataram dados até agora:
- 81% realizaram alguma campanha de conscientização sobre demência ou redução de riscos;
- 71% têm um plano para essa condição;
- 71% fornecem suporte e treinamento aos cuidadores;
- 66% têm iniciativas amigáveis às pessoas com demência.
Vamos relembrar mais um vídeo do Canal de Excelência em Saúde ? No vídeo CEES #044 – Podemos diminuir o impacto emocional em profissionais de cuidados paliativos?, Aléxia Costa comenta um estudo sobre o impacto emocional em profissionais de cuidados paliativos, assista!
Participe do curso Leader Coach – Desenvolvimento pessoal e profissional de líderes em saúde – São Paulo. Inscreva-se!
Fonte: Site OPAS/OMS