- 6 de dezembro de 2017
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Confira a nota técnica publicada pela Anvisa
A Anvisa publicou NOTA TÉCNICA GVIMS/GGTES/ANVISA NO 05/2017 intitulada “Orientações para a notificação nacional das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), Resistência Microbiana (RM) e monitoramento do consumo de antimicrobianos – 2018”
O objetivo é fornecer aos profissionais dos serviços de saúde orientações gerais para esta notificação.
Leia também: Anvisa publica guia de resistência microbiana em serviços de saúde
O arquivo aborda o tema vigilância epidemiológica das IRAS e RM em serviços de saúde, notificação dos indicadores nacionais de IRAS e RM, formulários de Notificação – FormSus e monitoramento nacional do consumo de antimicrobianos.
Para realizar o download do Manual, basta entrar no link http://www.ibes.med.br/artigos/ e selecionar o item 57 Orientações para a notificação nacional das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS), Resistência Microbiana (RM) e monitoramento do consumo de antimicrobianos – 2018
Leia também: Brasil discute combate à resistência microbiana na OMS
As orientações contidas nessa Nota Técnica destinam-se a serviços de saúde de todo país que dispõem de:
- Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, pediátrica ou neonatal;
- Centro-Obstétrico (mesmo que não possuam leitos de UTI) e que realizam parto cirúrgico: cesariana;
- Centro Cirúrgico (mesmo que não possuam leitos de UTI) e que realizam alguma das seguintes cirurgias: mamoplastia com implante de prótese mamária, artroplastia total primária de joelho ou de quadril, cardíaca para revascularização do miocárdio e de implante de derivações internas neurológicas (exceto DVE – Derivação Ventricular Externa e DLE – Derivação Lombar Externa).
Leia também: Antibióticos não são mais tão eficientes contra infecções, diz relatório da OMS
O que é vigilância epidemiológica?
De acordo com a Portaria GM/MS no. 2.616/19981, a vigilância epidemiológica das infecções hospitalares, atualmente denominadas infecções relacionadas à assistência à saúde, é a observação ativa, sistemática e contínua de sua ocorrência e de sua distribuição entre pacientes, hospitalizados ou não, e dos eventos e condições que afetam o risco de sua ocorrência, com vistas à execução oportuna das ações de prevenção e controle.
Você pode acompanhar mais informações sobre resistência microbiana no Canal de Excelência em Saúde do Youtube.
No vídeo CEES #220 QualiTips #26 – O que é resistência microbiana aos antibióticos, nossa diretora Alexia Costa explica o que é a resistência microbiana aos antibióticos e como acontece. Descubra ainda como você, profissional de saúde, pode ajudar a combater esse problema. Clique no vídeo abaixo e assista.
Participe do XXVI Curso de Formação de Avaliadores IBES | Metodologia SBA/ONA em São Paulo
Inscreva-se já!
Fonte: Site Anvisa