- 27 de novembro de 2017
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
O Departamento Científico de Neonatologia, da Sociedade Brasileira de Pediatria, elaborou um documento científico com o tema “Prevenção da prematuridade – uma intervenção da gestão e da assistência”.
Leia também: Parto prematuro: você sabe quais são os fatores de risco e os sinais de alerta?
A prematuridade é uma síndrome complexa,com múltiplos fatores etiológicos, e está associada a um amplo espectro de condições clínicas que define a sobrevida e o padrão de crescimento e desenvolvimento, nos diferentes subgrupos de risco. O nascimento pretermo não é uma entidade única, mas o desfecho final de múltiplos determinantes. O processo que resulta no nascimento de um prematuro inicia-se na gestação,em um curso contínuo, a partir de condições de risco pré-concepcionais e da gestação, com possíveis repercussões durante toda a vida da criança.
Leia também: Síndrome da Abstinência Neonatal: quantos bebês estão nascendo viciados em drogas???
O documento aborda a importância da prevenção da prematuridade, a perinatologia na prevenção da prematuridade, componentes da regionalização da atenção perinatal, componentes clínicos da regionalização, microprocessos na atenção ao prematuro e o prematuro na família e na sociedade.
Para realizar o download do Protocolo, basta entrar no link http://www.ibes.med.br/artigos/ e selecionar o item 62 Prevenção da prematuridade – uma intervenção da gestão e da assistência.
Você pode acompanhar mais informações no Canal de Excelência em Saúde do Youtube.
No vídeo CEES #009 – Avaliação da experiência dos pais na UTI Neonatal, nossa diretora Alexia Costa comenta uma revisão sistemática publicada no Patient Experience Journal sobre como o envolvimento dos pais no cuidado de seus filhos na unidade de terapia intensiva neonatal (UTIN) é criticamente importante, levando as organizações a implementar políticas e práticas de Cuidado Centrado na Família. Clique no vídeo abaixo e assista.
Fonte: Site Sociedade Brasileira de Pediatria