[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Pharmancy
O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, anunciou que em breve o ministério irá publicar um novo código específico para registro do atendimento ambulatorial realizado pelos farmacêuticos. O novo código permitirá aos profissionais de Farmácia vinculados as SUS, registrar o atendimento realizado no estabelecimento de saúde.
 
Leia também: Cidade de São Paulo sanciona lei sobre a prestação de serviços farmacêuticos
 
Haverá um código específico na Tabela de Procedimentos (boletim de produção ambulatorial SIA-SUS) para captação do atendimento ambulatorial realizado pelos profissionais, como já acontece com as consultas prestadas por médicos e odontólogos, por exemplo. A farmácia clínica é uma área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, como explica a Confederação Nacional de Municípios (CNM), onde os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente, otimizando o uso desses remédios.
Há um rol de serviços clínicos farmacêuticos, dos quais fazem parte o acompanhamento farmacoterapêutico, a conciliação terapêutica ou a revisão da farmacoterapia. Essas atribuições possuem embasamento legal e estão estabelecidas pela Resolução do Conselho Federal de Farmácia (CFF) 585/2013 e a Lei Federal 13.021/2014.
 
Leia também: Nota Técnica sobre manipulação de Antineoplásicos
 
Posicionamento
A remuneração aos Municípios dos serviços produzidos pelos farmacêuticos, com as atividades clínicas farmacêuticas, poderá acelerar a inserção de mais farmacêuticos no SUS, regularizando as farmácias públicas e ampliando os impactos positivos da assistência farmacêutica para a população. Para saber mais sobre as atribuições clínicas dos profissionais clique aqui e  selecionar o item 21.
Você pode acompanhar mais informações no Canal de Excelência em Saúde do Youtube.
No vídeo CEES #160 – Enfermeiro, farmacêutico e médico: qual papel de cada um na reconciliação medicamentosa?, nossa diretora Alexia Costa fala sobre os erros de medicação que ocorrem com freqüência em transições no cuidado e como os farmacêuticos são importantes para que eles não aconteçam. Clique na imagem abaixo e assista!
CEES_160
 
Fonte: Agência CNM, com informações do CFF e do CRF/RS
banner-site-Auditores-internos