[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

O Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde – IBES foi oficialmente lançado ontem, dia 10, em um coquetel que contou com a presença de renomados profissionais da área da saúde. O mais novo instituto homologado pela ONA conta com um time de avaliadores com ampla experiência em gestão da qualidade e processos de avaliação nacionais e internacionais, coordenados pela enfª Vanice Costa, Diretora de Avaliação e Certificação, a farmacêutica Aléxia Mandolesi Costa, Presidente e Diretora de Ensino e Capacitação e a bióloga Vivian Giudice, Diretora de Planejamento e Controle.
 

O IBES iniciará suas atividades no início de 2013 e, segundo suas diretoras, com a missão de promover a melhoria da qualidade e segurança das instituições de saúde, por meio do processo de Acreditação e Certificação nacional. “A certificação de qualidade de uma instituição deve ser a garantia de que há, efetivamente, segurança para o paciente e esse será nosso papel, contribuir para melhorar a assistência prestada à população”, diz Vanice.
“Vamos iniciar nossas atividades com uma equipe experiente e preparada para avaliar e orientar as instituições que desejam entrar num processo de conquista de uma certificação de qualidade. É por meio da troca de conhecimentos, que pretendemos transformar e melhorar o cenário da assistência no país, de maneira a exercer à comunidade, o direito à saúde com qualidade”, afirma Vivian.
A proposta do Instituto é também oferecer cursos e treinamentos sobre temas importantes para os profissionais que irão conduzir, participar e atuar nas instituições certificadas. “O compromisso com o aprendizado deve ser permanente, o processo de certificação é um caminho sem volta que exige o envolvimento de todos os profissionais na busca da melhoria contínua e para isso teremos várias atividades de suporte no IBES”, explica Aléxia.
Com valores como flexibilidade, trabalho em equipe, conhecimento baseado em evidências, inovação e comprometimento com a melhoria contínua e o aprendizado, a apresentação do IBES ao mercado foi um sucesso e traz novas perspectivas para a área da saúde brasileira.
“O Sistema de acreditação é muito importante para as instituições, profissionais de saúde e pacientes, pois é a garantia de uma assistência segura, baseada em evidências científicas e livre de riscos. Em breve, a acreditação será um pré-requisito básico para as instituições, pois a qualidade é fundamental em qualquer instituição que envolva o conceito de segurança, sobretudo na saúde. A inauguração do IBES, sem dúvida, irá contribuir para esse novo cenário que se apresenta, de instituições de saúde comprometidas não só com os resultados demonstrados, mas com a qualidade da assistência prestada à população.”
Dr. Cesar Eduardo Fernandes – presidente da Associação de Obstetrícia e Ginecologia do Estado de S. Paulo e membro do Comitê de Certificação do IBES.
 
“O processo de acreditação traz o reconhecimento ao trabalho de qualidade voltado a segurança do paciente. Esse processo é um caminho sem volta, que força a instituição a buscar melhoria contínua de seus processos, de forma a garantir a excelência no atendimento. No passado, a análise das instituições de saúde era feita sobre os resultados financeiros apresentados, hoje as boas instituições avaliam os resultados assistenciais, a cultura sobre a saúde mudou e todos ganham com isso:  profissionais, instituições e, principalmente a população. E a colaboração de uma instituição acreditadora, como agora o IBES, é fundamental nesse processo de conquista de uma certificação.”
Dr. Eduardo Queiroz – superintendente de Saúde – Santa Casa de Misericórdia – Bahia
 
“A acreditação é a oportunidade de os hospitais buscarem mais profissionalismo em todas as áreas. Hoje, no Brasil, ainda temos uma carência muito grande no que se refere à qualidade, apenas um grupo seleto de hospitais brasileiros possui uma certificação de qualidade, mas felizmente as instituições estão se conscientizando sobre a importância e necessidade de conquistarem uma certificação – é a única garantia de melhorar os processos de forma a oferecer a tão necessária segurança ao paciente, o que, com certeza é um ganho para gestores, profissionais de saúde e para a população”.
Estefânia Chicalé, diretora da Fator RH
 
“A acreditação veio para mudar a cultura da gestão dos hospitais. Hoje todos os investimentos são feitos com foco na segurança do paciente e na implantação de processos de melhoria contínua, esse é um ganho fundamental para os pacientes, profissionais e instituições de saúde. O apoio e orientação de uma instituição avaliadora competente são fundamentais nesse processo de conscientização dos gestores das instituições de saúde sobre a necessidade de investir na qualidade da assistência e, consequentemente, na conquista de uma certificação de qualidade. O IBES, sem dúvida, irá contribuir para melhorar ainda mais o cenário da saúde.”
Valdesir Galvan, diretor do GRAACC
 
*Fotos: Fábio C. de Souza



Deixe um comentário