- 3 de agosto de 2017
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Sem categoria
Até o dia 6 de agosto, ficará em Consulta Pública a minuta para atualização da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), proposta pelo Ministério da Saúde.
A reformulação surgiu de uma necessidade de aprimorar a PNAB, depois de 10 anos de vigência da Política. Além disso, as demandas dos estados e municípios, as informações registradas e os resultados observados reforçam a necessidade de atualização do modelo de atenção à saúde.
O objetivo da revisão é afirmar os fundamentos e diretrizes estratégicas para a Política Nacional de Atenção Básica, reforçando a Saúde da Família como estratégia prioritária para expansão e consolidação da Atenção Básica. A PNAB é resultado da troca de experiências por atores envolvidos historicamente com o desenvolvimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS), como movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores de todos os âmbitos.
Ronald Santos, presidente do Conselho Nacional de Saúde (CNS), afirma que o retrocesso não pode ser permitido.”Vivemos tempos em que as forças do mercado querem se contrapor às necessidades sociais da saúde do povo brasileiro; o controle social, a sociedade civil organizada, aqueles comprometidos com o direito constitucional da saúde têm uma obrigação de fornecer a contribuição”.
Fonte: Portal da Saúde/Ascom – Cofen
Segundo 76% dos especialistas, SUS tem infraestrutura inadequada para assistência ao AVC
Resolução do Cofen define o comportamento dos enfermeiros nos meios de comunicação de massa e mídias sociais
ONA inclui para avaliação no seu manual três novos tipos de serviços
Os 4 principais erros relacionados à Segurança do Paciente