[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) elaborou um documento com recomendações para quem gostaria de definir suas Diretivas Antecipadas de Vontade.

Mas, o que é a DAV?

Regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e estabelecida em 2012, a Resolução 1.995/2012 de Diretivas Antecipadas de Vontade permite ao paciente se manisfestar os tipos de tratamento com os quais concorda, ou não, a ser submetido ao final de seu vida.

A Resolução dispõe sobre a DAV:

Art. 1º Definir diretivas antecipadas de vontade como o conjunto de desejos, prévia e expressamente manifestados pelo paciente, sobre cuidados e tratamentos que quer, ou não, receber no momento em que estiver incapacitado de expressar, livre e autonomamente, sua vontade.

Art. 2º Nas decisões sobre cuidados e tratamentos de pacientes que se encontram incapazes de comunicar-se, ou de expressar de maneira livre e independente suas vontades, o médico levará em consideração suas diretivas antecipadas de vontade.

§ 1º Caso o paciente tenha designado um representante para tal fim, suas informações serão levadas em consideração pelo médico.

 

Recomendações do SBGG

  1. A Sociedade indica ao paciente que reflita sobre suas vontades e preferências. É indicado pensar no tratamento de algum parente ou amigo falecido recentemente e em como gostaria que ele tivesse sido tratado.
  2. Escolher uma pessoa de sua total confiança para ser o seu procurador de saúde. O escolhido será responsável nas situações em que o paciente não tiver condição de expressar suas vontades.
  3. Conversar com o seu médico. Considerar as sugestões que ele apresentar
  4. As DAV são um documento individual. Por esse motivo, é importante registrar o que deseja. Um modelo pré-estabelecido não é o mais apropriado.
  5. Não é necessário fazer o registro em cartório. Deixe uma cópia de suas DAV com o médico, com o procurador de saúde e com familiares.

Para ter acesso a Carta completa da SBGG e disponibilizar a seus pacientes segue o link: http://sbgg.org.br/wp-content/uploads/2017/06/DAV_orienta%C3%A7%C3%B5es-SBGG.pdf

 

As mais lidas da semana
Os 9 Certos na administração segura de medicamentos pela enfermagem
ANVISA publica 9 alertas de riscos sobre equipamentos e produtos
Resolução reconhece a Oncologia Clínica com especialidade
Quais são os benefícios da Acreditação?

 

bannersitev2-experienciadopaciente