- 6 de julho de 2017
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Sem categoria
De forma autoavaliativa, 782 hospitais responderam ao questionário sobre o nível de adesão do Protocolo Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).
O relatório mostrou que quase metade dos hospitais tiveram alta adesão ao Protocolo. O Distrito Federal foi o local onde os hospitais tiveram maior adesão, com 100% dos serviços participando da pesquisa. Em seguida, vieram Santa Catarina, Espírito Santo, Rio Grande do Norte e Goiás, todos com mais de 60% dos hospitais participantes. O relatório considera apenas os serviços de saúde que dispõem de UTI adulto.
Por outro lado, os estados em que os hospitais tiveram menor adesão à pesquisa foram São Paulo, Paraíba, Tocantins, Alagoas e Roraima, neste último nenhum serviço enviou sua autoavaliação.
Hospitais com grande adequação à segurança do paciente
Dos 782 serviços de saúde avaliados, 301 foram classificados como de alta adesão, ou seja, com 67% ou mais de adesão aos critérios avaliados. Esse número, no entanto, pode ser maior, já que nove estados ainda não possuem Coordenação Estadual dos Núcleos de Segurança do Paciente (Vigilâncias Sanitárias – NSP) ou estão em fase de estruturação e, por isso, não enviaram a avaliação de quantos e quais hospitais estavam com alto nível de adesão às práticas de segurança do paciente.
Notícias relacionadas
Afinal, o que é Segurança do Paciente e quais os protocolos básicos?
Dez lotes de medicamento para Hipertensão são suspensos pela ANVISA
Como distrações e interrupções afetam a segurança do paciente? – Por Alexia Costa
Quais os benefícios da Acreditação?
Principais resultados
- O número de hospitais participantes representou 40,1% dos hospitais com UTI adulto do país.
- O critério de avaliação com maior nível de adesão foi a existência de Protocolo de Prática de Higiene das Mãos, com 93,6% de adesão.
- O segundo critério com maior nível de adesão foi o que avalia o número de lavatórios e dispensadores de álcool gel para higiene das mãos, com 92,5% de respostas positivas.
- O critério com menor adesão foi Adesão ao Protocolo de Prevenção de Queda, com apenas 34,3%.
- O segundo critério com menor adesão foi a adesão ao Protocolo de Prevenção de Úlcera por Pressão, com 36,1% de adesão.
Confira a versão completa do Relatório da Autoavaliação das Práticas de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde
Quais são os critérios avaliados?
O formulário traz 11 questões objetivas (sim/não) referentes a estrutura do serviço e quatro questões sobre indicadores de processos relacionados com a segurança do paciente, totalizando os 15 critérios baseados nas Ações de Segurança do Paciente em Serviços de Saúde, instituídas pela resolução RDC 36/2013.
Veja alguns exemplos de critérios avaliados
- Plano de segurança do paciente (PSP) em execução
- Protocolo de prevenção de quedas implantado
- Protocolo de segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos implantado
- Adesão à lista de verificação da segurança cirúrgica (LVSC)