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Há muitas razões pelas quais é essencial examinar a educação quando se esforçam para uma atenção primária mais segura. Principais razões incluem:

  • Fornecendo educação sobre os princípios centrais da atenção primária a todos os cuidados de saúde criadores de uma base de valores sobre os quais se deve desenvolver um cultura;
  • Ter uma mão-de-obra adequada e bem treinada na área de saúde é essencial para fornecer cuidados seguros e de alta qualidade;
  • Educação sobre as competências em matéria de segurança tem o potencial de pacientes.

Post01-12-05Tipos de Educação

Educação pré-serviço

Educação pré-serviço para os profissionais ocorre antes de ser qualificados como prestadores de cuidados de saúde. A segurança dos cuidados primários pode ser reforçada através da garantia de uma boa qualidade de educação pré-serviço em competências técnicas, cuidados preventivos, diagnóstico, terapêutica e cuidados paliativos.

Formação contínua

O desenvolvimento profissional através da formação em serviço é outra forma de manter cuidados primários de alta qualidade. Para os sistemas de saúde que ainda não tem uma sólida força de trabalho especializada em cuidados primários, a formação para reforçar ou reconverter os profissionais de saúde existentes fornece ao sistema de saúde provedores de cuidados primários competentes

Questões chave

Há uma série de questões e desafios enfrentados pelas autoridades envolvidas no planejamento da educação para uma atenção primária mais segura. As principais questões a serem consideradas incluem:

  • Variações no nível de provedores de educação têm antes de prática;
  • Inclusão insuficiente de tópicos de segurança nos currículos de pré-serviço;
  • Educação limitada sobre segurança voltada especificamente para a atenção primária;
  • Evidência limitada sobre as técnicas educacionais mais eficazes.

 

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Dicas para melhorar a educação de cuidados primários em sua organização

práticas passo a passo

Educar e formar a força de trabalho de saúde é um alicerce fundamental para a segurança dos cuidados primários. As estratégias que os estados membros da OMS priorizam na criação de uma capacidade suficiente de mão-de-obra de saúde para Cuidados primários incluem:

1. Reconhecendo a infra-estrutura necessária para apoiar a educação

  • Identificar os cuidados primários mais seguros como objetivo dos planos estratégicos afim de os decisores alocarem recursos para a educação;
  • Desenvolver a capacidade de liderança em segurança, atraindo os governantes, encorajando a acreditação externa e incorporando elementos de regulamentares e de licenciamento;
  • Vinculação de cuidados primários mais seguros com iniciativas de doadores existentes para recursos;
  • Vinculação com sociedades profissionais, redes, organizações de pacientes e outras chaves para enfatizar a importância da educação na segurança dos pacientes.

2. Desenvolver a educação especificamente sobre segurança na atenção primária

  • Tornar obrigatória a educação sobre a segurança na atenção primária e parte dos procedimentos de avaliação;
  • Baseando-se nos currículos existentes sobre a segurança dos doentes na atenção primária e adaptando-os utilizando exemplos relevantes a nível local;
  • Incorporar uma ampla gama de tópicos sobre educação em segurança, tais como fatores humanos, liderança, comunicação intra e inter-profissional, relato de incidentes, como medir a segurança e a qualidade na atenção primária e como aprender com os erros;
  • Fornecendo educação sobre abordagens de melhoria de qualidade para que os trabalhadores não só sejam capazes de identificar incidentes, mas também saber minimizá-los no futuro. Isso pode incluir educação sobre sistemas de lembrete, auditorias clínicas, visitas de proximidade e melhoria contínua da qualidade;
  • Fornecer uma educação generalista que possa ser adaptada a muitos contextos, em vez de intervenções específicas de doenças;
  • Iniciando a formação em segurança precoce, de preferência na fase de pré-serviço, onde há melhor oportunidade para capturar coortes inteiros e estabelecer fundações sólidas.

 

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3. Pensar criativamente sobre como prover educação

  • Educando os trabalhadores usando uma mistura de educação pré-serviço e em serviço. Poderá ser prestada formação geral em matéria de segurança a todos os trabalhadores com uma formação mais específica orientada conforme necessário;
  • Oferecer educação prática, talvez em um ambiente de trabalho, usando observação direta, feedback, vídeos e rotações;
  • Fornecer oportunidades para aprender e praticar cuidados primários mais seguros em um ambiente local baseado em equipe;
  • Avaliar a eficácia de diferentes métodos de ensino;
  • Monitorar melhorias nos resultados do aluno e do paciente para que as mudanças nas práticas ea segurança do paciente possam ser acompanhadas ao longo do tempo;
  • Dar incentivos para que os prestadores participem na educação, como tempo de aprendizagem protegido, apoio financeiro e certificados.

4. Desenvolver formadores e recursos educativos

  • Acreditar cursos e aprendizes;
  • Compartilhamento de recursos entre organizações menores e maiores para que todos possam acessar conhecimentos e materiais educacionais;
  • Desenvolver recursos partilhados, tais como ferramentas e medidas educativas, e tirar partido dos materiais em linha existentes;
  • Aumentar as oportunidades de supervisão e modelagem de funções;
  • Identificar os defensores da segurança dos doentes nos cuidados primários e formá-los como formadores para apoiar a aprendizagem entre pares;
  • Desenvolver ligações com organismos internacionais para ajudar a implementar melhores práticas;
  • Fornecer plataformas onde os serviços de atenção primária e os provedores podem comemorar o sucesso e compartilhar idéias

5. Ampliação do leque de profissionais treinados

  • Assegurar que um número adequado de trabalhadores de cuidados primários de diferentes disciplinas sejam educados, tais como auxiliares de saúde, enfermeiros, médicos e funções de apoio administrativo;
  • Educar todas as profissões da saúde sobre os princípios da atenção primária para construir entendimento compartilhado;
  • Oferecer oportunidades de educação em equipe interprofissional;
  • Desenvolver a formação em diferentes níveis para reduzir o obstáculo inicial para a maioria e permitir que os interessados continuem a aprender em níveis mais elevados;
  • Educar os provedores sobre o papel do paciente na melhoria da segurança porque os pacientes são membros-chave das equipes de cuidados.

Fonte: Technical Series on Safer Primary Care – Educação e Treinamento

Para fazer o download do conteúdo acesse: http://www.ibes.med.br/artigos/