Liderança
CURSO 1.1: COMO ESTRUTURAR O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO EM ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Carga Horária: 08 h
Objetivo: Obter informações para a estruturação do Planejamento Estratégico em instituições de saúde. Conhecer ações para acompanhamento sistemático dos objetivos estratégicos e desdobramento do planejamento estratégico.
Público Alvo: Gestores, diretores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.
Conteúdo Programático:
- Peças estratégicas de gestão – Plano Diretor, Planejamento estratégico e Planejamento orçamentário;
- Estruturação do pensamento estratégico – Missão, visão e valores;
- Construção do Mapa Estratégico. Metodologia – GPD X BSC X ETC;
- O desdobramento das estratégias. Responsabilização, Convencimento, Envolvimento X Comprometimento;
- Processo de Comunicação e o risco do “telefone sem fio”
- Diferenças entre gerir projetos e processos;
- Processo de acompanhamento e revisão do planejamento;
- Inovação – A falsa sensação de segurança ao fazer mais do mesmo, ainda que de forma mais competente;
- Dinâmicas para aprendizado;
CURSO 1.2: GESTÃO DA ESTRATÉGIA EM SERVIÇOS DE SAÚDE
Carga Horária: 08h
Objetivo: Programa de treinamento que aborda os conceitos do PE, desde a definição da Identidade Organizacional até a confecção do Mapa Estratégico baseado na metodologia Balance Score Card, demonstra a importância das práticas de Gestão
Estratégica no contexto dos serviços de saúde.
Público Alvo: Líderes, diretores, administradores, médicos, enfermeiros, que atuam na área de gestão.
Público Alvo: Gestores, diretores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.
Conteúdo Programático:
- O contexto atual das organizações da Saúde e a Gestão Estratégica;
- Os mecanismos de formulação e implantação da estratégia aplicada aos serviços de saúde;
- Fazendo da Gestão Estratégica um processo gerencial da organização da saúde;
- Os passos básicos para uma formulação estratégica em serviços de saúde;
- A arquitetura de um sistema de medição do desempenho alinhado à estratégia (BSC);
- Como desdobrar a estratégia em metas para setores e processos da organização;
- Como implantar a análise crítica do desempenho global;
- O Ciclo de Aprendizagem estratégica.
CURSO 1.3: WORKSHOP DE LIDERANÇA
Carga Horária: 08h
Objetivo: Desenvolver os Líderes dos processos assistenciais, administrativos e de apio das organizações de saúde para compreender o seu papel no contexto de gestão de sua unidade de negócio. Motivar o líder através do despertar do seu papel no sistema.
Público Alvo: Gestores, diretores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.
Conteúdo Programático:
- Conceito de Liderança em Saúde;
- Consciência do papel como líder assistencial;
- Construção de um time de alta performance; e
- Visão Sistêmica e Gestão Integrada.
- Motivação de equipes e times de trabalho.
CURSO 1.4: WORKSHOP DE CRIAÇÃO E IMPLANTAÇÃO DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Carga Horária: 32h
Objetivo: Obter informações para estruturação do Planejamento Estratégico em instituições de saúde. Conhecer ações para acompanhamento sistemático dos objetivos estratégicos e desdobramento do planejamento estratégico.
Construir os princípios organizacionais, os objetivos estratégicos e o Mapa Estratégico da Instituição mediado pelo facilitador.
Público Alvo: Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da saúde.
Conteúdo Programático:
Módulo I – Conceituação e Princípios Organizacionais
- Planejamento Estratégico – conceitos;
- Reflexão/revisão ou definição de:
- A) Missão;
- B) Visão;
- C) Valores; e
- D) Negócio.
Módulo II – Análise Swot (Análise do cenário)
- Análise das fraquezas internas;
- Análise dos pontos fortes internos;
- Análise das ameaças externas; e
- Análise das oportunidades externas.
Módulo III – Objetivos Estratégicos
- Elaboração dos objetivos estratégicos;
- Validação dos objetivos estratégicos em ferramenta BSC – Balanced Score Card.
- Elaboração do Mapa Estratégico;
Módulo IV – Monitoramento
- Estratégias para desdobramento do Planejamento Estratégico até o nível operacional;
- Apresentação e utilização de modelos de monitoramento dos indicadores estratégicos;
- Painéis de gestão, BI e painel de bordo.
CURSO 1.5: IMPLANTAÇÃO DE POLÍTICAS ORGANIZACIONAIS EM SAÚDE
Carga Horária: 08h
Objetivo: Capacitar o profissional de saúde para os conceitos relacionados à implantação de Políticas Organizacionais dentro da metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação, baseando-se nas definições do Manual da ONA Organização Nacional de Acreditação (versão vigente: 2014). Desenvolver habilidades para o engajamento das pessoas da organização. Sugerir indicadores para o monitoramento das Políticas implantadas.
Público Alvo: Gestores e Analistas da Qualidade, Médicos, Enfermeiros, Administradores, Psicólogos, Nutricionistas, Fisioterapeutas, Farmacêuticos, Biomédicos, Engenheiros, Fonoaudiólogos e demais profissionais de saúde.
Conteúdo Programático:
- Conceitos gerais: Políticas, Diretrizes e Procedimentos
- Política de gestão da qualidade.
- Política de comunicação institucional.
- Política de gestão pessoas.
- Política de gestão de custos.
- Política institucional de consentimento informado e esclarecido.
- Política de gestão ambiental.
- Política de gestão da informação.
- Política de identificação do paciente/cliente.
- Política de qualificação de fornecedores.
- Política de Segurança do Paciente
- Indicadores para monitoramento das Políticas
- Como engajar colaboradores na implantação das Políticas
- Como engajar médicos na implantação das Políticas
- Como engajar pacientes na implantação das Políticas