Sistema Brasileiro de Acreditação ONA
CURSO 3.1: FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES DO SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO – ONA
Carga Horária: 08h
Objetivo: Apresentação Teórica e Prática com o objetivo de capacitar líderes e colaboradores quanto aos conceitos do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA, de acordo com o Manual ONA Versão 2014.
Público Alvo: Gestores, médicos, enfermeiros, administradores e demais profissionais que atuam na liderança e condução de processos hospitalares.
Conteúdo Programático:
- Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação);
- Sistema Brasileiro de Acreditação;
- MA 1 – Gestão e Liderança;
- MA 2 – Atenção ao Paciente-Cliente;
- MA 3 – Diagnóstico e Terapêutica;
- MA 4 – Apoio Técnico;
- MA 5 – Abastecimento e Apoio Logístico;
- Conceito de Liderança em Saúde;
- Benefícios da Acreditação para o corpo médico e assistencial;
- Consciência do papel como líder assistencial;
- Construção de um time de alta performance;
- Influência;
- Ferramentas gestão de conflitos x mudança;
- Gerenciamento de Riscos;
- Segurança do Paciente;
- Visão Sistêmica e Gestão Integrada.
CURSO 3.2: ATUALIZAÇÃO DO MANUAL DO SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO – ONA –
VERSÃO 2014
Carga Horária: 16h
Objetivo: Abordar os padrões e requisitos para atendimento às seções e subseções do Manual SBA-ONA 2014. Preparar líderes para implantação nos diversos tipos de organizações de saúde.
Público Alvo: Diretores, Gestores da Qualidade, Administradores e demais profissionais de saúde interessados na aplicação da nova versão do Manual SBA-ONA 2014.
Conteúdo Programático:
- O Sistema Brasileiro de Acreditação;
- MA 1 – Gestão e Liderança;
- MA 2 – Atenção ao Paciente-Cliente;
- MA 3 – Diagnóstico;
- MA 4 – Apoio Técnico; e
- MA 5 – Abastecimento e Apoio Logístico
CURSO 3.3: QUALIFICAÇÃO DE SERVIÇOS DE SAÚDE: LAVANDERIA, SERVIÇOS DE ESTERILIZAÇÃO, MANIPULAÇÃO DE DROGAS ANTINEOPLÁSICA E DIETOTERAPIA
Carga Horária: 08h
Objetivo: Capacitar o profissional para interpretar e implementar os padrões e requisitos do novo “Manual dos Serviços para a Saúde: Selo de Qualificação de Serviços de Saúde – versão 2015” do Sistema Brasileiro de Acreditação (ONA). Prover a expertise necessária para que contratantes de serviços de saúde possam aprimorar o processo de Qualificação, Avaliação de Desempenho e Contratação de Fornecedores de Serviços em suas instituições.
Público Alvo: Profissionais de saúde, Gestores da Qualidade, Diretores, Líderes e Colaboradores das empresas elegíveis à Qualificação ONA (lavanderias, serviços de esterilização e processamento de materiais médico-hospitalares, serviços de manipulação de quimioterápicos e dietoterapia). Também aplicável à representantes dos hospitais contratantes destes serviços (exemplo: hospitais e clínicas) que desejam aprimorar o processo de Qualificação, Avaliação de Desempenho e Contratação de Fornecedores de Serviços em suas instituições.
Conteúdo Programático:
- O Sistema Brasileiro de Acreditação / ONA
- A lógica e o método
- Fundamentos e Dimensões da Qualidade em Saúde
- Normas para o processo de Avaliação – NA
- NA 9 Serviços de Processamento de Roupa
- NA 10 Serviços de Dietoterapia
- NA 11 Serviços de Esterilização e Processamento de Materiais
- NA 12 Serviços de Manipulação
- MQ1 Gestão e Liderança
- MQ2 Processamento e Liberação
- MQ3 Apoio
- Passo-a-passo para implementação do processo de certificação
CURSO 3.4: FORMAÇÃO DE MULTIPLICADORES DO SISTEMA BRASILEIRO DE ACREDITAÇÃO – ONA – ADAPTADO PARA CLÍNICAS/AMBULATÓRIOS
Carga Horária: 08h
Objetivo: Apresentação Teórica e Prática com o objetivo de capacitar líderes e colaboradores quanto aos conceitos do Sistema Brasileiro de Acreditação – ONA, de acordo com o Manual ONA, através da adaptação dos conceitos para clínicas e ambulatórios.
Público Alvo: Gestores, médicos, enfermeiros, administradores e demais profissionais que atuam na liderança e condução de processos hospitalares.
Conteúdo Programático:
- Acreditação ONA (Organização Nacional de Acreditação);
- Sistema Brasileiro de Acreditação;
- MA 1 – Gestão e Liderança;
- MA 2 – Atenção ao Paciente-Cliente (requisitos aplicáveis para Atendimento Ambulatorial);
- MA 3 – Diagnóstico e Terapêutica (requisitos aplicáveis para Atendimento Ambulatorial);
- MA 4 – Apoio Técnico;
- MA 5 – Abastecimento e Apoio Logístico;
- Benefícios da Acreditação para o corpo médico e assistencial;
- Gerenciamento de Riscos;
- Segurança do Paciente.