- 23 de março de 2017
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Sem categoria
“Esta notícia foi retirada do site da WHO (World Health Organization: http://www.who.int/). Não nos responsabilizamos pelo conteúdo da notícia.”
O objetivo da campanha é propor soluções de práticas de medicação para otimizar a segurança o paciente.
Práticas de medicação inseguras e erros de medicação são uma das principais causas de lesões e danos associados aos cuidados de saúde em todo o mundo. Estes podem ocorrer em diferentes fases do processo de uso de medicação.
Já foram desenvolvidas múltiplas intervenções para a redução dos erros de medicação. Para que estes sejam eficazes, é necessária uma ampla mobilização de partes interessadas que apoiem ações sustentadas. Em resposta a isso, a OMS identificou “Medication Safety” ou em português medicação segura, como o tema para o próximo Desafio Global de Segurança do Paciente.
Noticias relacionadas
Curso Gerenciamento do Uso de Medicamentos em Organizações de Saúde – 03/04/17
As competências da direção dos hospitais impactam na segurança do paciente?
Mudar atitudes e hábitos é essencial para a segurança do paciente?
Descontinuação de medicamentos e o impacto na segurança do paciente
O Desafio Global da Segurança do Paciente da OMS – Medicação Segura irá propor soluções para enfrentar muitos dos obstáculos que o mundo encara hoje para garantir a segurança das práticas de medicação. A segurança da medicação é uma área ampla e complexa dentro da segurança do paciente.
A meta para este Desafio Global de Segurança do Paciente é conseguir um engajamento e compromisso generalizados dos Estados Membros da OMS e órgãos profissionais em todo o mundo para reduzir os danos associados à medicação.
O Desafio Global da Segurança do Paciente da OMS – Medicação Segura é coordenado pela unidade de Segurança do Paciente e Melhoria da Qualidade, do departamento de Prestação de Serviços e Segurança, em colaboração com o departamento de Medicamentos Essenciais e Produtos de Saúde.
Alguns dados importantes:
- 1 em cada 10 pacientes são prejudicados enquanto recebem cuidados de saúde.
- Aproximadamente 43 milhões de incidentes de segurança de pacientes ocorrem todos os anos
- Os erros de medicação custam aproximadamente 42 bilhões de dólares ao ano