- 24 de outubro de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Segurança do Paciente
Uma parte importante dos incidentes/eventos adversos que ocorrem em diversas áreas, como aviação e saúde, são associados a erros humanos e a “cultura da culpa” apenas contribui negativamente para a busca de uma solução.
Dentre os diversos fatores que levam a uma falha, podem ser listados:
- Contexto institucional
- Aspectos gerenciais e de liderança
- Ambiente de trabalho
- Aspectos da equipe profissional
- Aspectos individuais
- Tarefas e serviços da instituição
- Aspectos do paciente.
Devido a complexidade para se analisar um incidente, Charles Vincent (um dos principais estudiosos em segurança do paciente em todo o mundo) elencou 9 etapas a serem seguidas para investigação e tratamento destas ocorrências:
- Identificar quando um incidente ocorre e garantir que seja notificado formalmente.
- Iniciar um processo de investigação: notificar membros da alta direção e da equipe que foram treinados para executar a investigação;
- Estabelecer as circunstâncias do evento e decidir qual parte do processo necessita investigação.
- Entrevistar a equipe de forma estruturada: estabelecer a cronologia dos eventos ao longo do tempo, conferir a sequência de eventos, e fazer perguntas sobre os problemas de gerenciamento identificados e sobre as razões.
- Se surgirem novos problemas de gerenciamento durante a entrevista, adicione-os à lista: faça uma nova entrevista se necessário;
- Confrontar as entrevistas e reunir análises múltiplas sobre cada problema identificado: identificar tanto fatores específicos como contribuintes que levaram à ocorrência do incidente.
- Compilar notificações de eventos: listar as causas dos problemas de gerenciamento do cuidado e as recomendações para prevenção.
- Apresentar as notificações aos profissionais da alta direção conforme as diretrizes da organização.
- Implementar as ações que surgiram das notificações e do progresso do monitoramento.
Leia mais em: É obrigatório notificar incidentes, queixas técnicas e eventos adversos?
A partir desta definição é possível destacar alguns pontos:
- A análise dos incidentes deve focar menos nos fatores individuais e mais nos organizacionais;
- O uso de protocolos permite uma investigação sistemática, compreensiva e eficiente;
- Os protocolos reduzem as chances de explicações simplistas e disseminação da cultura de culpa;
- É preciso haver treinamento dos profissionais para que o uso do protocolo seja efetivo;
- A análise de incidentes é um método poderoso para aprender sobre as organizações de saúde;
- As análises organizacionais levam diretamente a estratégias que melhoram a segurança do paciente.
Assim sendo, estabelecer e seguir normas, diretrizes e etapas pré-estabelecidas pode contribuir para o aprimoramento da qualidade do cuidado.
Organizações que buscam a excelência e a segurança de seus processos possuem sistemas de gestão da qualidade efetivamente implementados. Saiba mais sobre o Curso do IBES que vai prover a expertise para a implementação de Escritórios da Qualidade em organizações de saúde e garanta a sua vaga!
Neste episódio, Aléxia Costa comenta um estudo sobre recomendações nas ocorrências de eventos adversos:
Referência:
Charles Vincent; E Jane Chapman; Sue Prior; etc. How to investigate and analyse clinical incidents: Clinical Risk Unit and Association of Litigation and Risk Management protocol. British Medical Journals. 2000.