- 14 de junho de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Você já percebeu o paciente inseguro ou constrangido frente as explicações médicas? Isso ocorre bastante devido ao receio do paciente em fazer perguntas “bobas” ou aparentar ignorância.
É exatamente sobre essa relação colaborador-paciente que esse texto aborda. Como melhorar esse relacionamento a ponto de o paciente se sentir confortável para expor suas preocupações, desejos e necessidades?
Por meio do diálogo. Para melhorar a comunicação entre ambas as partes é preciso que o profissional:
1.Disponha tempo para ouvir os pacientes – sem mostrar pressa
2.Garanta que o paciente receba e compreenda a informação – utilizar linguagem simples e clara
3.Convide o paciente a fazer as perguntas durante a conversa
4.Encoraje o paciente a dar sua opinião no processo
5.Mostre-se aberto para tirar dúvidas ou repetir a informação de outra forma
6.Ofereça respostas amigáveis – demonstrando que o paciente importa
7.Preste atenção as respostas corporais do paciente – principalmente quando ele não se expressar verbalmente
8.Adapte a abordagem clínica de acordo com as particularidades de cada paciente
Confira mais informações em: 7 perguntas que você precisa se fazer para saber se sua instituição promove o Cuidado Centrado no Paciente
Com esse ambiente receptivo e não-hierárquico, o paciente se torna agente ativo no cuidado a sua saúde. A comunicação, portanto, é um elemento fundamental para se atingir o Cuidado Centrado no Paciente. Apenas por meio do diálogo é possível entender as demandas individuais e personalizar o serviço de saúde de acordo com elas.
Seguindo esses passos, cria-se uma relação confiável entre ambas as partes, que permite ao paciente ganhar confiança para falar tudo o que deseja. Mas esse feito só se concretiza quando:
- O colaborador é empático e humilde
- O colaborador se esforça para criar essa confiança por meio do diálogo
- Mantém-se a mesma equipe para cuidado do paciente durante toda sua estadia
- Determina-se um membro da equipe para o paciente recorrer sempre que sentir necessidade
Fortalecer a relação entre profissionais e pacientes traz benefícios a todos. Os pacientes são empoderados e participam das decisões que envolvem sua saúde assim como os profissionais têm resultados mais satisfatórios e um ambiente de trabalho mais leve.
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Referência:
Wiley Online Library. Patient involvement for improved patient safety: A qualitative study of nurses’ perceptions and experiences. 2017.