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A Agency for Healthcare Research and Quality relatou melhorias promissoras na qualidade da saúde como resultado dos esforços de melhoria nos EUA nos últimos anos. Mesmo assim, ainda há muito a ser feito.

Os custos crescentes com saúde, maior consciência sobre erros médicos e um número maior do que nunca de americanos segurados chamaram a atenção para a necessidade de melhoria da qualidade na saúde nos Estados Unidos. Hoje, muitos esforços em torno de resultados e segurança do paciente, coordenação de cuidados, eficiência e redução de custos estão em andamento e iniciativas de redesenho de cuidados estão sendo avaliadas para orientar futuras melhorias de qualidade de saúde.

As dicas a seguir, elaboradas pela Harvard T.H. Chan School of Public Health no programa Leadership Strategies for Evolving Health Care Executives, um programa de desenvolvimento de líderes focado na melhoria da qualidade, podem ajudá-lo em seus esforços de melhoria da saúde.

1) Analise seus dados e resultados

Como conhecido especialista em gestão, Peter Drucker, disse a famosa frase: “Se você não pode medir, você não pode gerenciar”. Antes de começar a fazer melhorias na área de saúde, primeiro você precisa saber quais oportunidades existem para melhorias e, em seguida, estabelecer os resultados básicos. Em seguida, observe as tendências e estatísticas de registros eletrônicos de saúde, estudos de resultados e outras fontes de dados para identificar as principais áreas que precisam de melhorias.

2) Estabeleça metas

Estabeleça metas concretas e mensuráveis nas áreas que você identifica como mais necessitadas de melhorias. Estas devem ser precisas e de natureza quantitativa. O Institute of Medicine (IOM) delineou seis objetivos de melhoria, ou pilares de cuidados de saúde de qualidade que podem orientar o estabelecimento de metas de melhoria. De acordo com o Institute for Healthcare Improvement (IHI), o cuidado de saúde deve ser:

Seguro: Evite causar dano os pacientes devido aos cuidados que se destinam a ajudá-los.

Eficaz: Combine o cuidado com a ciência; evitar o uso excessivo de cuidados ineficazes e subutilização de cuidados eficazes.

Centrado no Paciente: Honre o indivíduo e respeite a escolha.

Oportuno: reduza a espera dos pacientes e daqueles que prestam cuidados.

Eficiente: reduza o desperdício.

Equitativo: Elimine as lacunas raciais e étnicas no estado de saúde.

3) Crie uma equipe equilibrada

Uma equipe eficaz deve ser composta por membros de diferentes origens, com habilidades e níveis de experiência variados. Formar uma equipe equilibrada é uma das principais etapas do processo de melhoria. A equipe deve incluir um líder sênior que possa aconselhar, supervisionar e defender a equipe; um especialista clínico que possui a formação necessária para tomar decisões clínicas informadas; e um gerente de projeto que pode realizar as tarefas do dia-a-dia e manter a equipe no caminho certo.

4) Incluir a Ciência de Fatores Humanos

Conforme definido pela Human Factors and Ergonomics Society, os fatores humanos são um corpo de conhecimento sobre habilidades humanas, limitações humanas e outras características que são relevantes para o design. Engenharia de fatores humanos é a aplicação de informações de fatores humanos ao projeto de ferramentas, máquinas, sistemas, tarefas, trabalhos e ambientes para uso humano seguro, confortável e eficaz. Estes se relacionam intimamente com a melhoria da qualidade.

Alguns princípios fundamentais dos fatores humanos incluem evitar a dependência da memória, padronizar procedimentos e usar protocolos e listas de verificação. De acordo com o National Center for Human Factors in Healthcare, a consideração de fatores humanos na concepção de sistemas e processos de saúde tem muitos benefícios, incluindo processos de atendimento mais eficientes, comunicação aprimorada entre prestadores de serviços médicos, melhor compreensão da condição médica de um paciente, risco reduzido de problemas médicos dispositivos e erros relacionados à TI de saúde, melhores resultados para os pacientes e economia de custos.

5) Crie um plano executável

Para atingir seus objetivos de maneira oportuna e eficaz, você deve criar um plano de melhoria alcançável. Isso inclui medidas específicas, protocolos para obter essas medidas e definições específicas para melhorias que serão obtidas de seu trabalho de definição de metas e análise de dados. Certifique-se de ter um sistema organizado para rastrear seus dados e medições.

6) Familiarize-se com o ciclo PDSA

O IHI recomenda o uso do Modelo de Melhoria como uma estrutura para orientar os esforços de melhoria. De acordo com a IHI, o modelo, desenvolvido por Associates in Process Improvement, é “uma ferramenta simples, mas poderosa para acelerar a melhoria”. O núcleo do modelo é o ciclo Plan-Do-Study-Act (PDSA), para testar a qualidade ou mudanças relacionadas à melhoria em ambientes clínicos. Ao planejar, realizar uma mudança, observar os resultados e, então, agir de acordo com o que foi aprendido, a pessoa é capaz de discernir quais mudanças são eficazes. Este ciclo imita essencialmente as etapas do método científico, mas é adaptado para a aprendizagem orientada para a ação.

7) Comunicar objetivos e progresso

Assim que seu plano estiver sob controle, certifique-se de se comunicar com sua equipe e com a organização em geral. Compartilhe marcos grandes e pequenos, bem como contratempos. Parabenize aqueles que contribuíram e causaram impacto em seu progresso. Seu plano tem mais chances de ter sucesso quando a equipe está envolvida.

8) Pesquisar outras organizações e colaborar

Analise os dados e veja quais organizações se destacam em uma área específica que você deseja melhorar. Pesquise online e na literatura e procure saber se você pode aprender com seus programas de melhoria de qualidade. A maioria das organizações está aberta para compartilhar essas informações para o bem maior dos pacientes.

Fonte da imagem: Freepik

Fonte da notícia: Harvard T.H. Chan School of Public Health. 8 Healthcare Quality Improvement Tips.

 



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