- 5 de outubro de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Notícias
É fundamental assegurar a qualidade e a segurança do serviço assistencial não só em hospitais, bancos de sangue e laboratórios (organizações que primeiramente iniciaram a busca pela certificação de seus sistemas de gestão da qualidade, há cerca de 2 décadas atrás), mas também nos serviços primários.
Quando atinge a alta performance (desempenho), o cuidado primário é capaz de:
- Reduzir custos;
- Promover o Cuidado Centrado no Paciente;
- Promover a segurança e qualidade do serviço;
- Obter melhores resultados assistenciais.
Mas a pergunta que fica é: Como alcançar um cuidado primário de alta performance? Um estudo publicado pela Agency for Healthcare Research and Quality (AHRQ) em 2016, avaliou o tema e definiu 8 características principais para se obter esse resultado:
- Liderança engajada
- Estratégias de melhoria da qualidade
- Engajamento das pessoas
- Trabalho em equipe
- Cuidado organizado, baseado em evidências
- Interações Centradas no Paciente
- Melhoria do acesso
- Coordenação do atendimento.
Confira também: Precisamos levar a Segurança do Paciente para a atenção primária!
Concomitantemente a esses passos, é necessário realizar o monitoramento interno, por meio de dados, feedbacks de colaboradores e pacientes, e reuniões para discussão. A alta performance está vinculada à melhoria contínua, o que implica em atualização e adaptação periódica às necessidades e demandas dos agentes envolvidos no cuidado.
Considerando o sistema de saúde cada vez mais segmentado e encarecido, o cuidado primário permite realizar o movimento contrário, de integração, em prol da colaboração entre os profissionais e da confiança do paciente. Todos, assim, saem ganhando.
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Neste episódio, Aléxia Costa comenta um estudo sobre estratégias para a melhoria da segurança do paciente:
Referência:
Agency for Healthcare Research and Quality. Redefining Primary Care for the 21st Century. 2016.