[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

Há um aumento no interesse em implantar intervenções efetivas e sustentáveis para aumentar a segurança e eficiência dos processos, bem como reduzir a incidência de eventos adversos nas instituições de saúde. As auditorias internas são exemplos destas intervenções que têm apresentado bons resultados na prática.

A auditoria interna é um processo estruturado de conferência da conformidade aos itens de verificação estabelecidos pela própria organização (frente a requisitos da qualidade, legislações, etc), podendo ser considerada uma etapa de checagem do Ciclo de Melhoria da Qualidade (PDCA ou PDSA), ao promover:

 

 

  • Um PLANO: indicando onde e como implementar mudanças;
  • O DESENVOLVIMENTO: a aplicação prática deste plano;
  • Um ESTUDO: sobre a efetividade das atividades promovidas;
  • Uma AÇÃO: diante dos indicadores obtidos durante o monitoramento.

 

 

Descubra mais em: A importância das auditorias internas para a Segurança do Paciente

 

Assim é necessário que os profissionais de saúde se engajem e recebam auxílio institucional para realizar um programa de auditorias internas. Um estudo com 8 departamentos da Universidade de Medicina na Holanda publicado pelo International Journal for Quality in Health Care (2018) destrinchou as barreiras para implementação de um programa de auditorias internas:

  1. Falta de treinamento dos profissionais;
  2. Falta de esclarecimento sobre a relevância do tema para a organização;
  3. Parcialidade nas informações recebidas (devido às perguntas selecionadas e respostas muito sucintas);
  4. Tempo perdido pela falta de orientação;
  5. Trabalho intensivo (com muitos papéis e burocracia);
  6. Falta de coordenação em relação às visitas nas áreas;
  7. Falta de conversa com os pacientes;
  8. Falta de continuidade nas ações de melhoria.

 

 

 

As organizações precisam compreender o altíssimo valor agregado que um programa de auditorias internas da qualidade pode gerar para a melhoria dos seus processos!

 

Participe do “Curso de Formação de Auditores Internos em Instituições de Saúde”, que ocorrerá nos dias 03 de dezembro em São Paulo/SP. INSCREVA-SE:

http://www.ibes.med.br/cursos/curso-de-formacao-de-auditores-internos-em-instituicoes-de-saude/

Neste episódio Aléxia Costa aborda algumas questões sobre a importância, necessidade e viabilidade do uso de ferramentas para a melhoria continua da qualidade nos serviços de saúde:

 

 

Referência:

Mirelle Hanskamp-Sebregts; Marieke Zegers; Wilma Boeijen; etc. Process evaluation of the effects of patient safety auditing in hospital care (part 2). International Journal for Quality in Health Care. Agosto de 2018.

 



Deixe um comentário