- 14 de agosto de 2019
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Acreditação, Notícias
A Acreditação é o reconhecimento, através de uma avaliação externa realizada por uma instituição acreditadora independente (como o IBES – Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde, por exemplo), de que uma organização de saúde atende aos padrões e requisitos de qualidade relacionados a uma metodologia.
Organizações de saúde são reconhecidas por seu compromisso com as melhores práticas, qualidade, processos e sistemas de alto desempenho e melhoria contínua com a concessão da Acreditação, por assegurarem que sua equipe está comprometida em fornecer serviços seguros e de qualidade.
O processo de Acreditação incentiva as organizações a olharem para si mesmas com franqueza, reconhecendo seus pontos de fragilidade, e trabalharem para melhoria contínua da qualidade. Isso pode permitir que os colaboradores façam uma pausa em sua rotina diária e observem o seu impacto, por meio de:
- da melhoria do desempenho da sua unidade/setor,
- da melhoria da segurança (do paciente e dos colaboradores),
- do aprimoramento da satisfação do colaborador,
- da melhoria da experiência do paciente,
- das melhores condições de trabalho (dimensionamento adequado, ambientes mais seguros, salários melhores pela valorização do curriculum do professional),
- do atingimento de metas de indicadores,
- entre outros benefícios diretos e indiretos relacionados à segurança, eficiência, eficácia e outras dimensões da qualidade.
O processo de construção de um sistema de gestão da qualidade “coroado” pela Acreditação como reconhecimento organizacional, também facilita a transparência e a comunicação aberta, o que pode aumentar a confiança e a sensação de que todos estão trabalhando como parte de uma equipe.
Por fim, a busca pela melhoria da qualidade proporciona à equipe novas oportunidades profissionais, pois seu curriculum passa a ser mais valorizado no Mercado (por organizações que se interessam pelo processo de acreditação). A grande maioria das organizações de saúde acreditadas concordam que a certificação melhora o engajamento da força de trabalho. Muitas organizações descrevem como é fortalecedor ver a mudança de mentalidade (criação de uma cultura organizacional) que a acreditação pode trazer, tornando a equipe responsável não apenas pelos clientes e partes interessadas, mas também por si mesma.