[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

O desempenho dos serviços pode melhorar com o mapeamento de processos?

O mapeamento de processos é uma ferramenta poderosa e fundamental para documentar as etapas de um processo – de forma geral ou detalhada. Esta prática permite:

  • Identificar problemas
  • Desenvolver soluções
  • Avaliar a eficácia dessas soluções
  • Promover o trabalho multidisciplinar

Há duas formas de realizar esse mapeamento:

  • Mapeamento Empírico: observação das experiências cotidianas, despido de preconceitos.
  • Mapeamento Convencional: discussão com toda a equipe sobre as percepções individuais para identificar os principais problemas.

Antes de iniciar esse processo, é necessário se certificar que as seguintes práticas já estão em vigor na instituição:

  • Existência de uma equipe de linha de frente.
  • Envolvimento de toda a equipe no mapeamento.

Com essas diretrizes, os benefícios do mapeamento indicam:

  • Maior transparência dos processos institucionais.
  • Identificação dos problemas e o nível de gravidade/emergência de cada um deles.
  • Reflexão dos profissionais sobre seu papel no cuidado e sobre quais áreas podem ser aprimoradas.
  • Visão panorâmica sobre o serviço prestado.
  • Feedbacks: entendimento do paciente sobre sua experiência.
  • Engajamento dos profissionais e pacientes.

Para que a melhoria dos resultados seja percebida, demanda tempo e, portanto, é preciso que esse mapeamento de processos seja uma atividade regular e contínua.

Dessa forma, a instituição oferece um cuidado de excelência que privilegia o bem-estar do paciente, além de garantir a qualidade e a segurança do atendimento.

Mapeamento e Gerenciamento de Processos

Diretores, Gestores, analistas da qualidade, médicos, enfermeiros, administradores, farmacêuticos, nutricionistas, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, biomédicos e demais profissionais da área da s

00



Deixe um comentário