- 6 de março de 2017
- Posted by: Grupo IBES
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As evidências disponíveis sobre processos de melhoria da qualidade bem-sucedidos indicam que o êxito não é conquistado pelo método ou pela abordagem, mas sim pelo modo como as mudanças são introduzidas.
Dentre os fatores que contribuem para isso estão:
- a liderança,
- o envolvimento dos profissionais (em particular, os profissionais de saúde que lidam diretamente com o paciente),
- a participação dos pacientes,
- e o treinamento e a educação.
É fundamental envolver todos os profissionais relevantes, inclusive os que não lidam diretamente com o paciente , pois eles costumam ser o primeiro ponto de contato para os pacientes. A ruptura das hierarquias tradicionais nesta abordagem multidisciplinar é essencial para assegurar que todas as perspectivas e ideias sejam consideradas.
O envolvimento dos profissionais clínicos da linha de frente do cuidado é crucial para qualquer programa de melhoria da qualidade. A capacitação e o apoio são elementos primordiais para o comprometimento com a melhoria.
Existem 6 fatores importantes para o engajamento de profissionais de saúde na melhoria da qualidade:
- ► envolver a equipe assistencial desde o início, quando forem definidos os objetivos;
- ► assegurar o envolvimento dos profissionais clínicos mais experientes e fazer com que os colegas influenciem uns aos outros;
- ► obter o aval de instituições confiáveis — por exemplo, das associações profissionais;
- ► envolver redes clínicas, atravessando as fronteiras organizacionais;
- ► apresentar evidências de que a mudança foi bem-sucedida em outros locais;
- ► incluir noções de melhoria da qualidade no treinamento e na educação dos profissionais de saúde.
Os profissionais de saúde que lidam diretamente com o paciente demonstram maior envolvimento quando a ênfase principal parece estar na melhoria da qualidade, e não na redução de custos.
FONTE: Quality Improvement Made Simple. Health Foundation, 2013.