- 1 de agosto de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Acreditação, Gestão
Um estudo publicado pela BMJ Journals avaliou pontos em comum entre instituições que não conseguiam melhorar a qualidade. A pesquisa se baseou em 33 artigos e identificou 5 características que dificultam a melhoria dos serviços:
- Cultura organizacional pobre (organização limitada, não colaborativa, hierárquica, com liderança desconectada).
- Estrutura inadequada (melhoria limitada da qualidade, da equipe, da informação tecnológica ou dos recursos).
- Falta de uma missão coesa (objetivos que conflituam com outros objetivos, má definição e promoção de mediocridade.
- Choques de sistemas (eventos como mudança da liderança, novos sistemas eletrônicos ou escândalos organizacionais).
- Relações externas disfuncionais com outros hospitais, partes interessadas, ou órgãos sociais.
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Identificando estes problemas, a instituição pode promover mudanças efetivas e diretas a fim de aprimorar o cuidado e promover o bem estar da população.
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Conheça a Estratégia da Acreditação para a Sustentabilidade das Organizações de Saúde no vídeo a seguir:
Referência:
Valerie M Vaughn, Sanjay Saint, Sarah L Krein. Characteristics of healthcare organisations struggling to improve quality: results from a systematic review of qualitative studies. BMJ Journals. 2018.