- 27 de fevereiro de 2020
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Acreditação, Notícias
A acreditação em saúde busca promover a mudança organizacional nas organizações de saúde a partir de uma abordagem que valorize o nível de progresso alcançado por meio de uma estrutura de referência validada (no caso, a metodologia de acreditação).
O objetivo deste estudo publicado na Espanha, foi analisar o papel desempenhado pelo processo de acreditação por meio da experiência percebida pelos profissionais de saúde durante o processo de autoavaliação e avaliação externa, levando em consideração três dimensões da análise:
foco no paciente, organização interna e liderança e impacto sobre os aspectos clínicos dos cuidados de saúde.
A análise identificou quatro resultados principais relacionados ao processo de acreditação percebido pelos profissionais:
Uma conceituação de benchmarking do processo;
melhorias no atendimento centrado no paciente, qualidade dos registros clínicos e cultura organizacional das unidades;
melhoria da cultura de segurança do paciente;
Como desfechos negativos, uma leve percepção de burocratização e padronização da prática clínica.
Conclusões
A iniciativa descrita do processo de acreditação na Andaluzia (Espanha) é amplamente percebida como positiva pelos profissionais de saúde, pois promove a mudança organizacional, embora também tenha um efeito de burocratização ligeiramente negativo na prática clínica.
FONTE: J.A.Carrasco-PeraltaaM.Herrera-UsagrebV.Reyes-AlcázaraA.Torres-Olivera. Healthcare accreditation as trigger of organisational change: The view of professionals. Journal of Healthcare Quality Research. Volume 34, Issue 2, March–April 2019, Pages 59-65
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