- 29 de agosto de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Notícias
Os coordenadores, administradores e diretores institucionais têm responsabilidade legal e moral de garantir a alta qualidade dos serviços de saúde. Em locais como a UTI, que recebe pacientes de alto risco, esse cuidado precisa ser ainda maior. Algumas questões dificultam o controle e gerenciamento sobre a qualidade do cuidado à saúde:
- Insuficiência de recursos;
- Lacunas na experiência e habilidades dos membros da diretoria;
- Dificuldade em supervisionar a qualidade da instituição como um todo
Um estudo publicado este mês pelo International Journal for Quality in Health Care definiu parâmetros para governar a qualidade na UTI, que englobam:
- Indicadores estruturais;
- Indicadores processuais;
- Indicadores de resultados;
- Experiências notificadas pelos pacientes.
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São eles:
- Proporção entre pacientes e enfermeiros;
- Dias com ocupação completa de leitos;
- Recomendações e pontos de melhorias baseados nos resultados das auditorias internas;
- Readmissão na UTI;
- Duração da ventilação mecânica;
- Razão de mortalidade padronizada;
- Número de pacientes com sepse severa;
- Adequação ao guia de diagnóstico de delirium;
- Eventos adversos e mortes preveníveis;
- Reclamações;
- Incidentes críticos;
- Avaliação do clima da equipe;
- Avaliação anual da performance com médicos;
- Adequação ao guia de gerenciamento de recursos da equipe;
- Experiências com ex-pacientes da UTI e suas recomendações;
- Experiências com familiares do paciente (baseadas no questionário);
- Experiências dos familiares e suas recomendações (baseadas em observação);
- Qualidade de vida;
- Fatiga;
- Ansiedade e depressão.
Trabalhando para o aperfeiçoamento destes pontos, o paciente recebe um cuidado mais seguro, os colaboradores se sentem mais preparados para realizar sua função e a diretoria consegue monitorar o serviço prestado.
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Neste episódio, Aléxia Costa aborda algumas questões sobre a importância, necessidade e viabilidade do uso de ferramentas para a melhoria continua da qualidade nos serviços de saúde:
Referência:
Anke J M Oerlemans; Evert de Jonge; Johannes G van der Hoeven; etc. A systematic approach to develop a core set of parameters for boards of directors to govern quality of care in the ICU. International Journal for Quality in Health Care, Volume 30. Agosto de 2018.
Valor do curso