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A boa gestão de recursos no ambiente de saúde é fundamental para um sistema eficiente e eficaz! Por esta razão, a Royal College of Physicians lançou 12 recomendações a fim de:

  • Influenciar positivamente na saúde dos pacientes
  • Auxiliar economias financeiras
  • Medir os impactos de cada ação na saúde

Com estes objetivos, as dicas foram separadas em três categorias:

Gestão de Resíduos

  1. Toda a equipe deve colocar produtos com data de vencimento próxima na posição mais acessível na organização do estoque.
  2. Todo contato com o paciente deve ser encarado como uma oportunidade para checar o cumprimento da medicação, minimizando a necessidade de medicações inutilizadas.
  3. Desenvolver e promover facilidades que permitem ao paciente devolver os equipamentos e produtos que não são mais necessários.
  4. Todas as enfermarias e departamentos devem ser estimulados a maximizar a reutilização e reciclagem dos recursos.
  5. Todos os departamentos devem educar a equipe sobre a divisão apropriada dos resíduos assim como a diminuição e exibição destas colaborações, enfatizando a mensagem.

Leia mais recomendações em: Anvisa publica RDC sobre resíduos de serviços de saúde

Princípios Aquisitivos

  1. A equipe de cuidado à saúde e a equipe de Gestão de Compras precisam trabalhar juntas para diminuir as atividades de compra e a expiração desnecessária de equipamentos e produtos inutilizados.
  2. A instituição deve alavancar seu poder de compra e reputação para autorizar todos os colaboradores a divulgar e aumentar sua abordagem quanto ao desenvolvimento sustentável e gerenciamento de carbono.
  3. Ao escolher um produto para utilizar no estabelecimento de saúde, o custo e impactos ambientais devem ser levados em consideração durante o processo de decisão.
  4. Produtos alternativos ecológicos, que não comprometem o cuidado ao paciente ou a segurança da equipe, devem ser favorecidos.

 

Influência Cultural

  1. Todas as forças de trabalho da instituição devem ser encorajadas e capacitadas a agir na gestão de resíduos em seu local de trabalho.
  2. Organizações devem auxiliar sua equipe promovendo o aumento da atenção, conduzindo programas de mudanças comportamentais e baixa emissão de carbono.
  3. Comunidades locais de cuidado à saúde devem trabalhar junto para educar os pacientes sobre o uso adequado dos antibióticos e disposição de medicamentos.

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Vagas limitadas:

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Assista também ao vídeo em que Aléxia se aprofunda no tema Gerenciamento de Resíduos!

 

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Referência:

Royal College of Physicians. Less waste, more health: A health professional’s guide to reducing waste. 2018.



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