- 20 de junho de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Notícias
Todos sabemos da importância da participação dos pacientes nas decisões sobre seu cuidado. A Espanha, a fim de envolver o paciente, trabalha em uma estrutura de diretrizes que devem ser incorporadas pelos profissionais de saúde em todos os níveis: Cuidado primário e Cuidado especializado.
O país definiu Diretrizes que devem ser cumpridas pelos serviços de saúde para sustentar os direitos dos pacientes, assegurados em 1986 pela Health Care General Act:
- O direito de ser informado sobre seus direitos pelas autoridades de saúde
- Respeito pela dignidade e privacidade humana, proibindo discriminação de qualquer tipo
- Informação sobre serviços de saúde disponíveis e os requisitos para acessá-los
- O direito de confidencialidade
- A prestação da informação embasada, completa e compreensível, tanto verbais quanto escritas, para o paciente e familiares, referentes a diagnósticos, prognósticos e tratamentos
- A obrigação da equipe de cuidado ter o consentimento do paciente em submeter-se às intervenções médicas (sem exceções)
- O direito de recusar um tratamento, resultando em quitação voluntária, exceto nos casos de risco de saúde pública
- Existência de procedimentos de reclamações e sugestões
- O direito de receber um relatório de alta formalmente escrito, documentando o processo de cuidado durante a estadia no hospital/serviço de saúde
- O direito de obter os medicamentos e produtos médicos necessários para promover, preservar e restabelecer sua saúde
Saiba como aprimorar seu cuidado em: 8 Dicas para envolver o paciente no cuidado mais seguro
A partir destas medidas, a Espanha, atualmente, possui dados mais satisfatórios sobre o cuidado à saúde: mais de 7 em cada 10 adultos são a favor do sistema público de saúde.
Essas diretrizes caminham para um Cuidado Centrado no Paciente, um atendimento mais humano, personalizado e satisfatório para ambas as partes.
Quer conhecer mais sobre o que a Espanha faz em relação ao Cuidado Centrado no Paciente? Participe do Workshop coordenado pelo Enfermeiro José Antônio Carrasco (ACSA, Espanha) no II Fórum Práticas de Excelência para a Segurança do Paciente, nos dias 20 e 21 de julho em São Paulo!
Vagas limitadas: www.foruminternacionalibes.com.br
Confira o Canal de Excelência em Saúde!
Você sabe o que é ACSA International? Descubra nos comentários de Aléxia Costa como o sistema de saúde brasileiro pode ser melhorado através desta organização.
Não perca a oportunidade de escutar especialistas da saúde no Curso Mapeamento e Gerenciamento de Processos, em São Paulo.
Inscreva-se já!
Referência:
Picker Institute Europe. Person-centred care in Europe: a cross-country comparison of health system performance, strategies and structures. 2016.