- 8 de novembro de 2018
- Posted by: Grupo IBES
- Category: Gestão, Notícias
O interesse pelo engajamento do paciente no cuidado primário é recente e tem sido bem aceito pelos colaboradores. Contudo ainda há dúvidas acerca do tema, por conta da falta de clareza sobre a definição de “engajamento do paciente” e como fomentar esta prática.
Uma pesquisa feita pela Massachusetts Health Quality Partners (MHQP) neste ano buscou identificar tanto as estratégias de melhoria quanto as formas de incorporação das mesmas no cuidado primário.
O estudo apontou que, embora as instituições desenvolveram estruturas e processos para melhorar o engajamento do paciente, estes programas ainda estão nos estágios iniciais de implementação e são subutilizados.
A partir destas conclusões, as entidades classificaram 10 ações que promovem o engajamento do paciente:
- Plano de Cuidado: implementá-lo como um comum acordo entre colaborador e paciente;
- Coordenação do Cuidado: promover a articulação entre os processos assistenciais;
- Comunicação com Pacientes: estimulá-la para entender seus objetivos e desejos;
- Comunicação dos Resultados: de forma transparente e visando a melhoria do cuidado;
- Decisão Compartilhada e Educação: educar e treinar colaboradores sobre como engajar o paciente;
- Engajamento do Paciente com a Liderança: envolvimento de líderes de todos os setores institucionais nesta meta;
- Feedback dos Pacientes: para buscar melhorar o cuidado de acordo com suas demandas;
- Acesso aos Registros Clínicos: de forma organizada, pelos colaboradores e pacientes;
- Ferramentas Mobile e Online: utilização para otimizar os serviços;
- Mídia Social: para informar e manter o contato com o paciente.
Leia mais em: Como o engajamento do paciente e família traz benefícios ao seu hospital
Há barreiras para a implementação destas medidas, relativas à finanças, operações, emoções e cultura da instituição. Por essa razão, é necessário que a organização se envolva como um todo a fim de alcançar este objetivo.
Antes que as práticas de cuidado primário possam melhorar as estratégias, políticas e procedimentos para o engajamento do paciente, ou fazer um progresso real nos resultados, é preciso criar guias/protocolos esclarecendo estas definições, realizar melhores treinamentos e fazer com que os colaboradores compreendam o valor desta abordagem para os pacientes.
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Neste episódio, Aléxia Costa comenta como pacientes envolvidos previnem eventos adversos:
Referência: Barbra G. Rabson; Luke Sato. What Does It Take to Increase Patient Engagement in Primary Care Settings?. NEJM Catalyst. Outubro de 2018.