[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]
[ivory-search id="27469" title="Default Search Form"]

08 Áreas de intervenções de enfermagem para a qualidade e a segurança do paciente

Confira as estratégias para melhorar a Qualidade e Segurança do Paciente em organizações de saúde

Como presença consistente 24 horas por dia nos hospitais, os enfermeiros desempenham um papel fundamental na garantia da qualidade e segurança do atendimento ao paciente. No entanto, falta uma revisão abrangente das recomendações baseadas em evidências para orientar as intervenções de enfermagem que melhorem a qualidade e resposta do atendimento ao paciente. Portanto, o objetivo da nossa revisão sistemática foi criar recomendações baseadas em evidências para o componente qualidade e segurança de um modelo de prática profissional de enfermagem para hospitais militares.

 

Para conseguir isso, uma equipe de enfermagem militar utilizou o software para realizar uma revisão sistemática da literatura em cinco bases de dados. Duzentos e quarenta e nove artigos preencheram os critérios de inclusão. A partir desses artigos, criaram-se 94 recomendações para a prática e oito áreas focais da literatura:

(1) comunicação;

(2) eventos adversos;

(3) liderança;

(4) experiência do paciente;

(5) melhoria da qualidade;

(6) cultura/comitês de segurança;

(7) pessoal/carga de trabalho/ambiente de trabalho; e

(8) tecnologia/registro eletrônico de saúde.

 

Estas descobertas fornecem sugestões para a implementação de práticas de qualidade e segurança que poderiam ser adaptadas a muitos sistemas de prestação de cuidados de saúde.

 

As estimativas sugerem que 250.000 a 400.000 vidas podem ser perdidas devido a erros assistenciais em hospitais americanos todos os anos.A proximamo-nos agora do 25º aniversário da publicação To Err is Human, que conduziu os cuidados de saúde para uma era de preocupação com a qualidade e a segurança. Dez anos após este relatório, foi atribuída uma nota global de “B-” ao progresso no sentido de melhorar a segurança dos pacientes. No entanto, avaliações mais recentes são menos otimistas, sugerindo que o foco na segurança diminuiu nos ambientes de cuidados de saúde.

 

Leia mais: Como a equipe de Enfermagem impacta na Segurança do Paciente?

 

Os enfermeiros são uma parte crítica de qualquer equipe de saúde. A Organização Mundial da Saúde estima que quase 60% da força de trabalho mundial em saúde é composta por enfermeiros; portanto, os enfermeiros desempenham um papel importante na melhoria dos resultados dos pacientes. O papel dos enfermeiros no cuidado dos pacientes é único, especialmente nos hospitais, porque passam a maior parte do tempo com os pacientes. Este contato frequente significa que eles provavelmente fornecem a maior parte do atendimento direto ao paciente. Cuidados, eles conseguem avaliar os pacientes com mais frequência, e isso posiciona o enfermeiro como o primeiro membro da equipe de saúde a identificar quando algo está errado com um paciente. Portanto, a forma como o enfermeiro atua torna-se central para garantir a qualidade e segurança na assistência ao paciente.

O objetivo da revisão sistemática foi criar recomendações baseadas em evidências para o componente qualidade e segurança do Modelo de Prática Profissional Conjunta (JPPM) da enfermagem militar dos EUA. Veja a seguir as áreas-foco:

 

Comunicação

A primeira área de foco que identificado foi a comunicação. Isso envolveu uma ampla gama de estratégias de comunicação dispersas entre a equipe de saúde e o paciente ou família. Oito recomendações são encontradas nesta área de foco e incluem a padronização de eventos que ocorrem regularmente e que exigem comunicação de diferentes membros da equipe de saúde.

 

Eventos adversos

A segunda área de foco que identificamos foram os eventos adversos. Estes incluíram uma série de eventos potencialmente prejudiciais aos pacientes, como quedas, infecções hospitalares e erros de medicação. Esta área teve o maior número de recomendações, abrangendo 45 das 94 recomendações que identificamos na literatura.

 

Experiência do Paciente

A área de foco 3 dizia respeito à forma como os pacientes percebiam o seu tempo no hospital ou outro ambiente de cuidados de saúde e visava principalmente melhorá-lo. Muito disso envolveu dados ou rastreamento de métricas. Curiosamente, várias das intervenções identificadas nesta área estão ligadas a estratégias de comunicação, fornecendo uma indicação de como as recomendações de diferentes áreas focais por vezes se sobrepõem. Esta foi a menor área de foco, com apenas três recomendações.

 

Liderança

A área de foco 4 centrou-se na liderança e na sua importância para a qualidade e segurança. A liderança é encontrada em todos os níveis de cuidados de enfermagem e está associada aos resultados dos pacientes. As recomendações relativas ao papel da liderança em enfermagem na qualidade e segurança incluíram uma ênfase no envolvimento da liderança e no estilo de liderança, especificamente na liderança transformacional. Cinco recomendações compõem esta área de foco.

 

Melhoria da Qualidade

A área de foco 5 destacou o papel da melhoria da qualidade e a sua capacidade de contribuir para uma melhor qualidade e segurança. Mais uma vez, houve sobreposição entre as recomendações na melhoria da qualidade e as recomendações de outras áreas prioritárias. Por exemplo, a padronização dos processos de cuidados é um tema consistente visto nas recomendações de comunicação, mas também foi identificado na literatura sobre melhoria da qualidade. Sete recomendações são encontradas nesta área de foco.

 

Cultura de Segurança, Comitês e Conselhos

A área de foco 6 envolve como os comitês, concelhos ou outras equipes são formados e são capazes de fazer melhorias nas qualidade e segurança. Algumas recomendações incluem quais conselhos incluir, por exemplo, conselhos de PBE ou programas de revisão por pares de enfermeiros, e métodos para criar uma cultura positiva de segurança do paciente. Quatro recomendações compõem esta área de foco.

 

Pessoal, carga de trabalho e ambiente de trabalho do enfermeiro

A área de enfoque 7 refere-se ao pessoal de enfermagem, à carga de trabalho e ao ambiente de trabalho dos enfermeiros em geral. Algumas recomendações referem-se à forma como os enfermeiros ou o pessoal de apoio de enfermagem praticam, tais como garantir pessoal adequado ou considerar o uso de protocolos de cuidadores orientados por enfermeiros. Outras recomendações centram-se nas métricas e na melhoria geral do ambiente de trabalho geral. Esta área de foco tem 15 recomendações.

 

Tecnologia e Registro Eletrônico de Saúde

Finalmente, a área foco 8 examinou o papel da tecnologia e do registro eletrônico de saúde e sua influência na qualidade e segurança, da enfermagem. Exemplos de recomendações envolvem a consideração do gerenciamento de alarmes em ambientes de saúde ou o monitoramento de dados de registros eletrônicos de saúde em busca de preocupações, ou oportunidades para melhorar a detecção de eventos adversos. Esta última área de foco contém sete recomendações.

 

As conclusões desta revisão fornecem muitas estratégias que hospitais, clínicas ou outras instalações de saúde podem considerar ao fazer mudanças para melhorar a Qualidade e segurança de seus pacientes.

 

Fonte da imagem: Envato

Fonte: Patrician, Patricia A.; Campbell, Caitlin M.; Javed, Mariyam; Williams, Kathy M.; Foots, Lozay; Hamilton, Wendy M.; House, Sherita; Swiger, Pauline A. Quality and Safety in Nursing: Recommendations From a Systematic Review. Journal for Healthcare Quality 46(4):p 203-219, July/August 2024. | 



Deixe um comentário