Processo de Certificação

O Processo de certificação no modelo ACSA

Descrição do Processo de Certificação

O esquema geral do processo de certificação de um centro de saúde é refletido na figura a seguir

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Um dos compromissos incluídos na política de qualidade da Agencia de Calidad Sanitaria (ACSA), refere-se ao rigor metodológico, eficiência e sustentabilidade com o qual a organização funciona, seguindo uma ordem e um método na forma como os profissionais realizam suas tarefas e estabelecendo um sistema de gerenciamento projetado para atender às necessidades e expectativas de todas as partes interessadas.

A ACSA considera que a qualidade de suas ações é um elemento fundamental para garantir a credibilidade e confiança que as instituições e os profissionais oferecem.

Além disso, a ACSA optou pelo reconhecimento externo através da acreditação pela ENAC (Entidade Nacional de Credenciamento) dos programas de certificação de centros e unidades, reconhecimento EFQM (+400) pelo Clube de Excelência em Gestão e acreditação do desempenho de atividades de avaliação de acordo com o Programa de Qualificação credenciado pela Sociedade Internacional de Qualidade em Cuidados de Saúde (ISQua).

 

O processo de certificação definido na ACSA possui diferentes fases:

FASE 1: Solicitação de Certificação.

Uma vez que o pedido é feito, o planejamento conjunto de todo o processo ocorre; A Agência nomeia uma pessoa que coordena o desenvolvimento do processo. Por sua vez, a instituição de saúde, propõe um gerente interno para permitir uma comunicação branda.

FASE 2: Auto-avaliação.

Nesta fase, profissionais auto-avaliados refletem o cumprimento dos padrões, identificando e registrando evidências positivas e / ou áreas de melhoria com o Manual de Padrões de Certificação como um quadro de referência.

FASE 3: Visita de avaliação.

Uma vez concluída a fase de auto-avaliação, a visita de avaliação externa é planejada de forma consensual. A equipe de avaliação da ACSA está encarregada de estudar as informações fornecidas durante a auto-avaliação e visitar a instituição, verificando o cumprimento das normas (com base nas evidências positivas e nas áreas de melhoria proporcionadas, bem como outras evidências significativas serão coletados durante a visita e serão documentados, bem como provenientes de entrevistas e observações diretas) e preparando o relatório de status e melhoria, que especifica o grau de conformidade com os padrões e suas recomendações.

FASE 4: Acompanhamento.

Esta fase, que também realiza visitas de avaliação, é projetada para garantir a estabilidade do cumprimento das normas ao longo do tempo e continuar a avançar em direção à melhoria contínua da qualidade.

 

As regras de concessão, manutenção e renovação da certificação de serviços, se encontram no Documento Geral de Certificação de Serviços. Este documento descreve todo o processo de certificação: fases, prazos, responsabilidades, resultados, decisões, etc.

A gestão dos projetos de certificação é realizada graças ao trabalho coordenado e protocolizado de todos e cada um dos profissionais da ACSA vinculados à certificação da instituição: área administrativa, gerentes de projeto, líderes de equipe, avaliadores, membros do Comitê de Certificação, etc. Todos eles podem exercer diferentes funções ao longo da fase do projeto.

 

O gerente do projeto é designado para gerenciar as diferentes fases e para acompanhar a instituição ao longo do processo, fornecendo suporte metodológico para facilitar a tarefa e ajudar a alcançar seus objetivos. Atuará como interlocutor da ACSA através dos canais de comunicação estabelecidos e disponibilizado as instituições.

O principal objetivo dos profissionais da ACSA é tentar manter o interesse da entidade em continuar com o processo e contribuir para melhorar a sua satisfação com as diferentes fases pelas quais avança.

O processo de certificação exige que os profissionais envolvidos trabalhem em equipe e mantenham uma comunicação para que em nenhum momento a corrente quebre.

Além disso, todos devem conhecer os prazos definidos em cada uma das fases. Bom gerenciamento de projetos implica em controle completo e cumprimento de prazos.





Nossos Reconhecimentos

O IBES é uma empresa voltada para atividades de Diagnóstico e Acreditação de Organizações e Programas de Saúde, por meio do Sistema Brasileiro de Acreditação/ ONA (Organização Nacional de Acreditação) e pela Metodologia internacional ACSA.

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